quarta-feira, 2 de maio de 2012

Sacolas Plásticas

Meninas,nós que estamos antenadas pela internet,criamos um pouco de consciência ambiental ,eu tenho a cada dia procurado melhorar meus hábitos para com o meio ambiente,até por que tenho um maridinho bastante consciente e que vive falando : "Desliga essa bica","Ensaboa 1º a louça toda,depois enxágua tudo de uma vez","Não esquece de apagar a luz quando você sair de um cômodo da casa para ir para o outro","Tem gente no planeta que não tem aguá e a gente que tem de sobra precisa evitar desperdiçar",e ele fala mesmo, dá esporro até nos vizinhos... meu marido é uma figuraça mesmo rsrsrs, mas ele está certíssimo !
Com isso tenho adquirido novos hábitos, procurado desperdiçar menos e degradar menos ainda o meio ambiente.
Aqui no Rio de Janeiro andou-se por uns tempos falando em abolir as sacolas plásticas dos supermercados e todos os mercados começaram a vender aquelas sacolas reutilizáveis,no começo achei a maior bobagem,era contra e acha uma hipocrisia, afinal, se você aqui no Rio de Janeiro for colocar seu lixo fora as únicas opções que você tem são: Morar na Zona Sul para poder ter latas de lixo recicláveis onde você pode fazer aquela separação de plástico, vidro, metal, etc... , ou usar sacos de lixo que são vendidos em supermercados(que pra mim também eram plástico,então você trocava 6 por meia dúzia) ou reaproveitar as sacolas em que vem suas compras,o que eu achava que já era pelo menos uma forma de utilização já que iriam ser jogadas fora da mesma maneira.
Mesmo assim perguntei ao nosso tio google  sobre as vilãs sacolas plásticas e descobri coisas que eu não sabia e que mudaram meu ponto de vista, então, resolvi compartilhar com vocês:
Os saquinhos para lixo que são vendidos no supermercado,apesar de serem plásticos também, não são feitos do mesmo material que as sacolas plásticas e os saquinhos para lixo se decompõem muito mais rápido no meio ambiente,eles tem 2 categorias:
A sacola oxibiodegradávela sacola biodegradável.
Você deve ter cuidado com as sacolas oxibiodegradáveis. Apesar delas se "desfazerem" no ambiente com a mesma rapidez, diferentemente de uma sacola biodegradável, que é consumida por microorganismos, a sacolas oxidegradáveis se utilizam de componentes químicos nocivos para decompô-la, continuando a poluir o ambiente, apenas não serão visíveis aos nossos olhos.

Essa é a que ajuda ao meio ambiente de verdade.

Essa é a que poluí tanto ou mais que a sacola comum.

Motivos de sobra para abandonar a sacola plástica comum.
Mas porque elas são assim tão prejudiciais para o meio ambiente? Bem, em primeiro lugar o saquinho plástico é um derivado do petróleo, substância não renovável, feita de uma resina chamada polietileno de baixa densidade (PEBD) e sua degradação no ambiente pode levar séculos(dizem alguns especialista,e isso foi o que mais me impressionou,que essas sacolas levam em média 300 anos ou mais para se decompor no meio ambiente) , ou seja, seu tataraneto pode no futuro se deparar com o saquinho que você jogou fora hoje. No Brasil aproximadamente 9,7% de todo o lixo é composto por saquinhos plásticos, além disso a produção do plástico é ambientalmente nociva. Para produzir uma toneada de plástico são necessários 1.140 kw/hora (esta energia daria para manter aproximadamente 7600 residências iluminadas com lâmpadas econômicas por 1 hora), sem contar a água utilizada no processo e os degetos resultantes.
Há um outro grande problema: a poluição dos mares por este tipo de lixo. Saquinhos plásticos no mar são confundidos por peixes e, principalmente, pelas tartarugas marinhas como águas vivas, um de seus alimentos. Assim ao ingerir o saquinhos as tartarugas morrem por obstrução do aparelho digestivo. Se você tiver oportunidade de um dia visitar o Projeto Tamar, verá que lá estão expostos vários cadáveres de tartarugas que morreram desta forma.

E não são só as tartarugas que sofrem com as sacolas.



Incluindo nós mesmos né.




Gente,fiquei louca quando vi essas fotos.

Os saquinhos também são uma das causas do entupimento da passagem de água em bueiros e córregos, contribuindo para as inundações e retenção de mais lixo. 



Quando incinerado libera toxinas perigosas para a saúde.






O que fazer então?
A grande idéia é aos poucos substituirmos as sacolas plásticas descartáveis, ou por sacolas realmente biodegradáveis (pesquisas estão sendo feitas no Brasil para a produção de plásticos a partir da cana de açúcar e milho) ou por sacolas não descartáveis. Lembra daquelas antigas sacolas de feira? Isto mesmo, elas aos poucos estão voltando e com força total. 
Seguem algumas dicas de como começar a diminuir o uso das sacolas descartáveis:
  • Comece a levar uma sacola própria para fazer as compras, seja no supermercado, na venda, quitanda ou feira. Não importa que nela não caibam todas as suas compras, pelo menos uma parte delas vai para a sua casa sem utilizar o saquinhos,eu já levo a minha a algum tempo;
  • As famosas "sacolas de feira" são uma grande dica, seja ela de plástico resistente, seja de pano;
  • Se a quantidade de compras seja muito grande, peça no supermercado caixas de papelão para transportar as compras. Algumas redes de supermercados já oferecem esta opção;
  • Caso seu supermercado utilize sacolas biodegradáveis, de preferência para estas;
  • De preferência pelos sacos de papel;
  • Verifique as datas de validade dos produtos. Você poderá estar levando um produto que irá para o lixo. Além do desperdício de dinheiro você terá utilizado um ou vários saquinhos a toa;
  • Repense suas compras. Será que tudo que você está comprando será utilizado ou boa parte irá estragar e ir para o lixo? Você precisa mesmo do que está comprando ou foi a propaganda que lhe disse para comprar? Quanto menos compras, menos saquinhos serão utilizados.
Movimentações em torno do tema.
Na Europa os costumes já começam a mudar. Na Alemanha se você não levar sua própria sacola ao supermercado tem que pagar um preço salgado por cada saquinho que utiliza, além de outras medidas adotadas pelo governo. A Irlanda segue o mesmo caminho e na Inglaterra redes de supermercados já oferecem saquinhos totalmente biodegradáveis.
No estado de São Paulo, o governo e entidades já estão se movimentando para reduzir o número de sacolas plásticas, incentivando com campanhas de esclarecimento a população, visando utilizar suas próprias sacolas para fazer as compras.
Mas sei que é difícil desvenciliar-se de um costume, de algo tão prático quanto as sacolinhas plásticas, porém temos que começar algum dia. Que tal hoje!?

Como reciclar?
E como a palavra de ordem de toda blogueira consciente é reciclar,descobri uma forma de fazer minha parte:



A sandália e as bolsas são feitas de croché com uma linha que se faz produz com as sacolas plásticas(são imagens extraídas do tio google,não são produções minhas).
Já descobri o que pra mim é o melhor meio de fazer esta linha,e quero fazer um post pra ensinar a quem se interessar a produzir sua própria linha.
Assim que eu fizer o vídeo,vou posta-lo pra vocês tá gatas.mas pra quem tiver pressa,tem um monte na net(no nosso outro tio o You tube).
Bem se alguém tiver alguma dica de reciclagem deste material,passe pra mim,estou realmente envolvida neste projeto que sensibilizou-me.
Por favor e se alguém tiver uns saquinhos desses que quiser me enviar,também tô aceitando de bom grado,tô cheia de idéias,e pra fazer uma bolsa dessas gasta um montão,que bom,menos sacolas pros nossos tataranetos encontrarem e colocarem a culpa em nós rsrsrs.
Bem,um meio ambiente mais agradável para todas nós.
Um grande beijo.
Fica com Deus!!!


Essa postagem faz pate do mosaico da Re.